domingo, 30 de outubro de 2011

Ácaros do pó: como evitá-los






Dando continuidade ao assunto ácaros, que iniciei com o post Ácaros do pó: dormindo com o inimigo (http://pediatrio.blogspot.com/2011/09/acaros-do-po-dormindo-com-o-inimigo.html) falarei um pouco sobre como evitar estes “inquilinos” que insistem em morar em nossas casas. Veja bem, eu disse EVITAR. Infelizmente não há como dizer eliminar, pois é praticamente impossível livrar-se completamente dos ácaros.

Os ácaros se desenvolvem muito bem em ambientes úmidos (acima de 50% de umidade relativa), com temperatura ideal em torno de 25°C. A presença de poeira e fungos é essencial para sua sobrevivência, além da descamação da pele humana, que é seu alimento. Conhecendo bem seu habitat e suas necessidades, fica mais fácil combatê-los.

Sol, muito sol



Os ácaros não toleram ambientes com bastante sol. Desta forma, os alérgicos devem dormir, de preferência, no quarto que mais recebe sol na casa. Deixar o colchão no sol pelo menos uma vez por semana ajuda muito a diminuir a população de ácaros que nele habita. Além disto, o colchão deve ser aspirado, assim como a cama e o estrado.


Controle da umidade

Se há sol, normalmente não há umidade em excesso. Porém, quando há pouco sol no quarto, o ambiente torna-se altamente propenso ao desenvolvimento de ácaros. Deve-se lembrar que, dentro de casa produz-se vapor principalmente com o chuveiro e com o cozimento de alimentos. Portanto, o uso de umidificadores deve ser restrito apenas aos dias de umidade muito baixa, menor de 40%, sob pena de se facilitar o desenvolvimento de ácaros. Em ambientes muito úmidos permanentemente, podem-se utilizar desumidificadores, que ajudam a diminuir o mofo e o número de ácaros.

O uso de filtros de ar (como Sterilair, por exemplo) não contribuem de forma alguma para diminuir o número de ácaros no quarto, por um simples motivo: os ácaros são pesados e não voam e não alcançam, portanto, o filtro de ar. Por isto, não jogue dinheiro fora.

Eliminação da poeira

Quando se varre um ambiente, a poeira em suspensão no ar leva duas horas para sedimentar novamente. Mesmo com o uso de aspiradores, uma parte da poeira volta para o ambiente (a menos que se usem aspiradores que utilizam água ao invés de saquinhos para reter a poeira aspirada). Não se deve limpar o quarto com a criança dentro dele e, de preferência, não limpar à noite.





Os principais depósitos de poeira são os carpetes, as cortinas, as almofadas e os bichos de pelúcia.

É praticamente impossível eliminar a poeira de um carpete, por mais que se aspire. Portanto, a recomendação é que se utilizem pisos frios ou de madeira, que não acumulam pó e permitem uma limpeza completa.

As cortinas devem ser leves e retiradas mensalmente para lavar. Cortinas pesadas, além de reterem mais pó, são mais difíceis de serem mantidas limpas.

Utilize edredons ao invés de cobertores. Os cobertores (mesmo os que se denominam antialérgicos) acumulam mais pó.

O uso de almofadas no quarto só aumenta a população de ácaros, principalmente se elas foram mantidas na cama. De preferência, não usar almofadas no quarto e, assim que possível, retirar os protetores de berço, pois também são habitados por ácaros.

Os bichos de pelúcia devem ficar afastados do berço ou da cama. Mas, muitas crianças insistem em dormir com um deles. Desta forma, alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, lavar os bichinhos de pelúcia em água quente, a cada quinze dias ou, se não tiver água quente, coloque o bicho de pelúcia no freezer durante 24 horas e, depois, lave-o. Ácaros morrem com temperaturas muito baixas.



Reduzindo o alimento dos ácaros

Como os ácaros se alimentam de descamação de pele humana, diminuindo suas reservas de alimento, reduziremos a população de ácaros na cama. Para isto, a lavagem da roupa de cama deve ser feita semanalmente, de preferência com água quente, ou passada a ferro.

As capas próprias para colchão e travesseiro os envolvem por inteiro, fechando com um zíper. Por terem uma parte de vinil em sua composição, não permitem a passagem da descamação da pele para o colchão e ou travesseiro. Desta forma, raciona-se a comida dos ácaros, que morrem de fome. São, portanto, bastante úteis nos quartos de indivíduos alérgicos. Um investimento que vale a pena.
















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...