sábado, 24 de setembro de 2011

Bichinhos de estimação


Se o seu filho ainda não pediu um animalzinho de estimação, aguarde, pois isto fatalmente acontecerá um dia. Quando os cuidados com o animalzinho de estimação são levados a sério pela família, os benefícios são inegáveis e incluem a melhora da afetividade, autonomia, responsabilidade, melhora da comunicação entre os familiares, respeito à natureza, além de outros. Os peixinhos, roedores, cães e gatos estão entre os preferidos das crianças. Quando se trata de cães e gatos, o bichinho acaba se tornando um membro da família que exige os cuidados e a atenção de uma criança e isto inclui vacinas, consultas ao veterinário, alimentação balanceada e, no caso dos cães, passeios diários. Sendo assim, ao escolher um animal de estimação é importante que se escolha um animal que a criança possa ajudar a cuidar e que seja adequado à família, à casa e ao estilo vida.

É melhor aguardar a criança ter por volta de três a quatro anos para adquirir um animal de estimação pois, nesta idade, ela já adquiriu mais autonomia e habilidades motoras e é capazes de entender algumas regras sobre o relacionamento com os animais. Mas, se você quer que a criança se responsabilize e participe efetivamente dos cuidados com os animais, espere até os seis anos de idade.

Ao comprar um filhote ou adotar um animal adulto, é muito importante conhecer a sua procedência. Isto evitará dissabores futuros com relação às zoonoses, que são doenças transmitidas por animais e também com relação às doenças do próprio bichinho. Se a criança é alérgica ou se há um forte histórico de alergia familiar, é melhor evitar animais como cães e, principalmente gatos, pois a descamação da pele e os pelos podem desencadear reações alérgicas na criança.

Explicar à criança sobre a importância de cuidar e respeitar os animais é fundamental, mas ela aprenderá efetivamente com a experiência e com o exemplo dos adultos com os quais ela convive.

Para quem pensa em escolher um cachorrinho de raça, encontrei uma ferramenta interessante no site do Kennel Club. Vale a pena dar uma olhada porque ela é muito prática e fácil de usar. Segue o link: http://www.kennelclub.com.br/







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...